Psicologia - Clínica MeuCérebro

PSICOLOGIA

Especialidade oferecida pela Clínica MeuCérebro no contexto da assistência multiprofissional em neurociências. A palavra psicologia significa “estudo da alma”. O foco central da assistência, portanto, é o comportamento do paciente.

O profissional da Psicologia, o psicólogo, se dedica à pesquisa da mente humana, e estuda cientificamente o comportamento, as funções e os processos mentais, estes caracterizados como a maneira como a mente humana funciona (capacidade e ação de pensar, planejar, tirar conclusões entre outros).

O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios de personalidade e emocionais. Através da observação, o profissional analisa o paciente e o ajuda a enxergar causas de problemas, origens de determinadas atitudes e comportamentos.

O estudo dos fenômenos psíquico e do comportamento humano se dá por intermédio da análise das emoções, valores e ideias do paciente e também da pesquisa dos processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas. Conceitos como percepção, cognição, motivação, fenomenologia, emoção, personalidade, relacionamentos interpessoais e  inteligência são explorados.

Por meio do estudo de casos particulares também de grupos (ainda nestes casos o individual é prioridade) o intuito final é a compreensão das ações e representações mentais (que não podem ser observadas diretamente) dos indivíduos, promovendo mais qualidade de vida para o paciente, melhoria nos relacionamentos interpessoais e, por consequência, bem-estar geral da sociedade.

Psicólogo e áreas de atuação

– Escolar/Educacional

– Organizacional e do Trabalho

– Psicologia de Trânsito

– Psicologia Jurídica

– Psicomotricidade

– Esporte

– Psicologia Clínica

– Psicologia Hospitalar

– Psicopedagogia

– Psicologia Social

– Neuropsicologia

É necessário esclarecer há um maior número de especialidades, as que foram citadas acima são profissionais, isto é, são especialidades no campo do exercício profissional do psicólogo.

São várias as áreas de atuação do psicólogo, desde hospitais a consultórios. As ações englobam tratamento de psicopatologias, psicologia clínica, aconselhamento psicológico, pesquisa científica relacionada aos processos mentais e o comportamento (tipicamente dentro dos departamentos psicológicos das universidades ou outros ambientes acadêmicos); atuação em  ambientes industriais ou organizacionais, nas áreas do esporte, educação, saúde e ainda na parte jurídica, ou  forense. Ressalta-se que o psicólogo é responsável também pela construção e aplicação de testes psicológicos e avaliação dos mesmos (análise da atenção, memória, linguagem, por exemplo).

Agende agora sua consulta de psicologia!

Fontes: Wikipedia, Guia do estudante, Sua pesquisa