Nutrição Clínica MeuCérebro

NUTRIÇÃO

A Clínica MeuCérebro conta com especialistas em Nutrição dedicados ao estudo da alimentação. O objetivo é a alta performance e adequação do cardápio para pessoas que almejam saúde mental.

O nutricionista é um profissional de nível superior da área da saúde dedicado ao estudo da alimentação (nutrição) humana. Por meio da investigação e controle da relação entre homem e alimento, o nutricionista tem como intuito promover a segurança alimentar.

As ações implementadas por este profissional vão desde a definição de cardápios para o paciente até a coordenação de programas de alimentação. Neste caso, o nutricionista trabalha em parceria com instituições e acompanha todo o processo de alimentação, como preparação a estocagem.

O nutricionista também orienta pacientes com obesidade, hipertensão e outros problemas de saúde em que o indivíduo necessite de uma alimentação específica. Faz um diagnóstico, por meio da medição de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular, do estado de saúde do paciente, dos hábitos alimentares e estilo de vida.

O foco é a manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças, de forma que haja melhoria da qualidade de vida.

Vale ressaltar que nutricionista é diferente de nutrólogo. Este último é médico e estuda doenças decorrentes da alimentação inadequada. Para ele, portanto, o tratamento inclui também o uso de medicamentos e demais práticas que exijam intervenção médica.

Nutricionista e áreas de atuação

Segundo diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Nutrição, o nutricionista pode atuar com:

– Alimentação coletiva: Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), alimentação escolar e alimentação do trabalhador.

– Nutrição clínica: Clínicas, consultórios, hospitais, ambulatórios atuando na prevenção e tratamento de doenças associadas a alimentação.

– Saúde coletiva: Políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde e vigilância em saúde.

– Docência: Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

– Indústria de alimentos: Desenvolvimento de produtos.

– Nutrição em esportes: Clubes esportivos, academias e similares.

– Marketing de alimentos e nutrição: Divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.

O profissional da nutrição precisa ter diploma expedido por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas no órgão competente do MEC (Ministério da Educação). Deve, ainda, estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua respectiva região.

Nutrição e cérebro

A manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável é benéfica para o funcionamento de todo o organismo. Em especial para o cérebro, que comanda tudo lá de cima.

Com o advento das Neurociências no final do século passado, a preocupação com a saúde cerebral aumentou bastante. E tem ganhado importância para as especialidades em saúde. Alimentar bem o cérebro para conservar a saúde, melhorar a performance, e complementar o tratamento de determinadas condições neurológicas são ações do momento.

O projeto da Clínica MeuCérebro prevê a atuação de nutricionistas em equipes multidisciplinares, especialmente focadas na saúde da mente e do cérebro.

Agende sua consulta nutricional conosco!

Fonte: Wikipedia, Guia do estudante e Guia da carreira.